Um publicitário encontra um psicólogo. Sei que parece piada, mas não é, até porque o publicitário está pagando uma quantia considerável por hora, fato que ele definitivamente não acha engraçado:
- ... e é isso. Eu simplesmente não tenho mais boas idéias.
- Então quer dizer que as boas idéias não vêm mais?
- Foi o que eu falei, não foi?
- Interessante...
- Não, não é interessante. Eu preciso das idéias. E não apenas no meu trabalho: como vai ser a minha vida se eu tiver apenas idéias ruins? Sabe qual foi o melhor jeito que eu encontrei de vir até o consultório? De skate!!
- E qual o problema nisso?
- Eu não sei andar de skate.
- Ah, é daí que veio esse arranhão enorme no braço?
- Bingo.
- Não parece um corte muito fundo, mas é grande. Colocou alguma coisa no machucado?
- Sim, coloquei cerveja. Tô falando que essas idéias ruins ainda vão acabar comigo.
- Putz..
- 'Putz' é um ótimo comentário pra um psicólogo. Já até me sinto melhor. Vou pegar meu monociclo e voltar pra casa.
- Monociclo?
- Nem queira saber...
- Tudo bem, tudo bem. Vamos ser racionais. Essa falta de idéias provavelmente tem a ver com o momento que você está passando: o divórcio, a briga pela custódia das crianças, a pneumonia que te atacou há algum tempo...
- ... o meu time ter perdido o Gre-nal...
- É.. enfim, tudo isso pesa na nossa cabeça. Sempre achamos que estamos preparados para enfrentar perdas de qualquer tipo, mas não é assim que funciona. Nos últimos meses, a sua atenção voltou-se apenas para questões negativas, que exigiam um grande esforço físico E emocional. A pessoa cansa com isso, e fica mais difícil fazer algo que não esteja relacionado à esses assuntos. Na verdade, você está é esgotado. Isso é comum.
- Ei, ei, nem pense em me reduzir a um clichê psicológico.
- Jamais faria isso. O que é estranho são essas idéias... hmm... estranhas que andam aparecendo na sua cabeça. Pode ser que a sua mente esteja buscando um refúgio fantasioso para fugir de todos os problemas reais que têm acontecido. Isso explicaria o skate e o monociclo, pois fazem parte da nossa infância, época da vida onde mais temos a tendência de sonhar e imaginar que tudo é perfeito. Provavelmente com o tratamento adequado podemos equilibrar isso, trazer sua mente de volta ao "real".
- Hum.. e o que eu faço?
- Esta é sua primeira consulta, certo? Então iremos nos encontrar com uma frequência de três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sextas - assim não iremos perder o controle sobre o problema. Pode ser?
- Acho que pode... e tem algum desconto pra quem dá as caras por aqui três vezes por semana?
- (gargalhada)Infelizmente não. Estamos acertados?
- Tá, combinado entao...
- Obrigado. E nos vemos semana que vem para já dar início ao tratamento.
- Ahn... na real eu só tenho mais um pergunta...
- Pode falar.
- E se vir até aqui foi apenas mais uma das 'idéias ruins' que eu tive? |