O Grande Truque (The Prestige, 2006)
Direção: Christopher Nolan
Conforme a rivalidade entre dois mágicos - que antes eram parceiros - vai tomando proporções gigantescas (roubos, trapaças e até assassinato), a obsessão deles por superar e humilhar o outro leva à um segredo disputado até as últimas consequências: haveria mágica de verdade em algum dos números?
Hugh Jackman e Christian Bale (respectivamente Wolverine e Batman) se enfrentam neste excepcional suspense, onde a rivalidade dá lugar a um verdadeiro ódio. A intrincada trama se desenvolve com inteligência, sem transformar os dois personagems em "bem e mau" e dando cada vez mais intensidade aos seus atos. A solução dos mistérios ao longo da película é de tirar o fôlego - e, embora possamos antecipar o que vai acontecer, isso de forma alguma diminui a força do final, onde vemos a monstruosidade das decisões que tomaram apenas para vencer (o último plano do filme é de gelar a espinha). Afinal, isso foi por sucesso? Ou vingança? Ou os dois?
Tommy (Tommy, 1975)
Direção: Ken Russel
Após testemunhar o assassinato de seu pai um garoto fica cego, surdo e mudo. Sua mãe procura vários tipos de tratamento para o filho, mas todos fracassam. Até que, ao crescer, ele se torna um campeão de fliperama e um grande ídolo pop. Baseado na ópera-rock-fodona do The Who (e não o contrário, como muita gente pensa)
Deus abençoe o Canal da Ulbra. Pelas dez e meia da noite, passei no quarto do meu pai e percebi que ele estava assistindo a um musical - por coincidência, a ópera-rock em questão. Corri então pra sala e peguei o resto do filme. Embora tenha perdido a melhor canção ('Amazing Journey' fica logo no início), gostei bastante do resultado. Claro, tudo parece uma viagem de ácido, mas quem curtiu o disco certamente vai gostar do filme - nem que seja pra identificar os astros do rock que aparecem lá e cá de vez em quando.
A Verdade Nua (Where The Truth Lies, 2005)
Direção: Atom Egoyan
Uma jornalista começa a escrever um livro sobre uma dupla de apresentadores de TV do passado. Ao se envolver com ambos ela termina desvendando um mistério ligado ao fim da carreira deles.
Filme meia-boca. Apesar da história legal, não consegue te envolver em nenhum momento, tornando as decisões dos personagens forçadas. Vale pelas cenas de sexo que envolvem a linda (aliás, absurdamente linda) Alison Lohman, inclusive uma de lesbianismo que... é melhor parar por aqui, não sei exatamente qual é a censura do blog. E se houver crianças lendo?? |