uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Y E E E E A H, P O R R A ! ! !
Com sabão suficiente pode-se explodir qualquer coisa
Não, não, não...!!!!!!!!!!!!!
10 vezes
GUIA CATACL1SM4 - Almoçando em Porto Alegre
World Wide Suicide
Alguém precisa fazer o meio-de-campo
Little things they make me so happy
Universo Paralelo
Bora pra Santa!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Convicções, generalizações, impressões, preconceitos e links
André - 15 maio 2006 - 13:06
Eu admito: é difícil admitir que estou errado. Mas já engoli muita coisa, como o Rivaldo ganhando a Copa de 2002 para o Brasil, o fato de que o Cake não é banda de uma só musica (Sheep Goes to Heaven), que o cinema europeu é tão bom quanto o americano... até mesmo perdi um pouco do preconceito contra o Woody Allen depois de assitir ao ótimo "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (mas isso não quer dizer que eu goste dele).

No entanto, boa parte das minhas convicções se mostra, além de bem fundamentada, certa: Ronaldo é gordo, lento e imprestável; Robinho só firuleia; cinema francês (com raras exceções) é um saco; não se come nada que vem do mar; e por aí vai...

No entanto, tem uma que a cada dia se prova mais concreta: White Stripes, The Hives, The Vines, The Killers, Franz Ferdinand, Kings of Leon, Los Hermanos, Moptop, Arctic Monkeys, Kaiser Chiefs... nenhuma dessas bandinhas de "novo rock" presta, é tudo farinha do mesmo saco.

Quer ouvir algo realmente bom? Então pega os cd's dessas bandas que eu citei, dá pra algum publicitário ou designer ouvir e põe o novo do Pearl Jam pra tocar: visceral, contundente e de uma sinceridade cativante, é o melhor disco dos caras desde o Yield (que é a mais perfeita obra musical dos anos 90, mas isso é assunto pra outro post). Assim que o meu cd chegar faço uma análise melhor.

Junto com eles, o tiozão Neil Young lança mais uma pérola. "Living With War" é um dos melhores discos do velho canadense, que prova ainda ter muita música pela frente. E, já que estamos falando de velharias, por que não citar o admirável Johnny Cash? Conheci as canções dele através do Leandro, e a cada dia me surpreende mais.

Aproveitando que falei do Pearl Jam, boto aqui mais duas bandas do início dos anos 90: o Temple of The Dog foi o embrião que mais tarde daria origem ao Pearl Jam e ao Soundgarden - detalhe como a música "Times of Trouble" se parece com "Footsteps" do Pearl Jam (mesma melodia, letras e vocais diferentes). Já nesse disco aqui, os Screaming Trees provam que de havia sim uma belíssima cena pop em Seattle, unindo força e melodia com destreza.

Que o Oasis lançou uma obra-prima ano passado (precisa da seguinte senha pra descompactar: www.chilewarez.org) eu já falei no blog antigo, mas o acústico deles pra MTV (mesma senha) e o show da nova turnê em Manchester - com destaque para o vídeo de Little by Little, que leva qualquer um as lágrimas - são pérolas que merecem ser ouvidas. Já o último do U2 (mesma senha do Oasis) todos conhecem, porque rolou um show espetacular em São Paulo. E pra quem gosta de R.E.M, uma boa dica é
esse aqui, que reúne belas canções da banda entre 1988 e 2003.

Garimpando algumas coisas novas (e outras nem tanto), achei uma música chamada "Ain't no Easy Way" de uma banda chamada "Black Rebel Motorcycle Club". É desse disco, que reune belíssimas canções meio acústicas com um certo toque folk. Da Aimee Mann eu só achei a canção Long Shot pra download, mas já vale a pena - e o excelente disco "Lost in Space" dela dá pra ouvir na rádio do UOL.

O Teenage Fanclub faz o que alguns chamam de pop perfeito, e a real é que qualquer canção dos caras faz com que tu te sinta bem a qualquer momento de qualquer dia - o destaque desse disco vai para "It's All In My Mind". No disco Worlds Apart, o "Trail of The Dead" faz canções de qualidade, um rock levemente progressivo mas com uma ótima sonoridade. E, por último, o disco Illinoise é um dos cinquenta que Surfjan Stevens pretende lançar para homenagear os cinquenta estados americanos (destaques para a espetacular "The Man of Metropolis Steals Our Hearts" e "Come on Fell the Illinois", música que já vale a pena só pelo título).

E depois as pessoas não acreditam quando eu digo que respiro música...
Comentários: 6