(Quinta-feira... de novo)
Em leitura a esse post do Brainstorm #9, resolvi trazer à tona uma discussão sempre presente no mundo da internet: a capacidade que o universo virtual tem de gerar buzz marketing para determinadas empresas e/ou projetos, principalmente através de blogs, flogs e do YouTube.
No post (para os preguiçosos de plantão), o Merigo fala de Cloverfield, que é como está sendo chamado o novo projeto cinematográfico de um tal de J.J. Abrams. Toda essa polêmica foi gerada em função de um misterioso trailer-surpresa exibido antes de Transformers nos EUA. Sem atores famosos, sem o nome do filme, só com a data de estréia: 18/01/2008. E foi o suficiente.
Como meu objetivo aqui não é gerar buzz, mas sim refletir a respeito, deixo pra vocês darem uma olhada no que há online: o site oficial, alguns sites paralelos, conteúdo no YouTube e uma ou outra coisa no Omelete. Especulações, mistérios, blá-blá-blá.
Duas coisas me impressionam profundamente nesse tipo de coisa. A primeira é a capacidade absurda que a internet tem de, da noite para o dia, aparecer com um monte de conteúdo sobre algo que ainda não existe. Capacidade de especulação gigantesca. A segunda coisa que me impressiona é a disposição que as pessoas apresentam para gerar marketing de graça, só para se sentirem integradas ao processo de "making of" de um filme - nesse caso, um filme do qual não se sabe praticamente nada.
Pessoas trabalhando pra uma grande corporação... Vi isso antes em algum lugar.Marcadores: Expressão Digital |