Nota: obviamente não vi TODOS os jogos da rodada, por isso vou comentar os que vi e os melhores lances dos outros
Alemanha 3 x 0 Equador Gols: Klose(2), Podolski (Alemanha)
Galvão diz que a Alemanha joga algo parecido com futebol, mas que não é futebol. Casagrande diz que a Costa Rica e qualquer outro time tem mais técnica que a seleção germânica. O Brasil inteiro desdenhava da Alemanha, que ganhou as três partidas, convenceu e vai com força pra segunda fase.
Polônia 2 x 1 Costa Rica Gols: Bosacki(2) (Polônia); Gomes (Costa Rica)
No jogo dos lances e gols estranhos, a Polônia se deu menos pior.
Inglaterra 2 x 2 Suécia Gols: Joe Cole, Gerrard (Inglaterra); Albback, Larsson (Suécia)
A Inglaterra ainda ficou devendo. A Suécia também. Destaque do jogo: torcedoras suecas(!!!!). Foi um jogo onde a arrogância, a ignorância e o preconceito do Galvão Bueno ultrapassaram o limite do aceitável e cômico ("Lampard e Beckham têm fama, mas quem joga bola é o Joe Cole", "Olha como o Joe Cole é habilidoso, parece jogador sul-americano", "Beckham joga numa faixa limitada do campo e bate bem na bola, E SÓ!!"). Nunca tinha visto nada parecido, nem mesmo vindo do Galvão.
Trinidad e Tobago 0 x 2 Paraguai Gols: Sancho(contra), Cuevas (Paraguai)
Gamarra se despede da seleção com uma merecida vitória. Mas a equipe Guarani, bem defensivamente, ainda precisa achar um ataque em algum lugar.
Argentina 0 x 0 Holanda Gols: Nenhum mas o jogo foi muito pegado
Aquele que seria o melhor jogo da primeira fase ficou devendo um pouco. Não há muito o que comentar, a não ser que Messi realmente tem futuro e realmente é a cara do Keith Moon.
Sérvia e Montenegro 2 x 3 Costa do Marfim Gols: Zigic, Ilic (Sérvia); Dindane(2), Kalou (Costa do Marfim)
E os Elefantes voltam pra casa felizes, após sua primeira vitória na Copa. Já os Sérvios voltam pra casa com três derrotas na bagagem e a sensação de que poderiam ter feito mais, embora fosse um grupo difícil. E os jogadores de Montenegro voltam pra casa com três derrotas na bagagem e a sensação de que poderiam ter feito mais, embora fosse um grupo difícil.
Portugal 2 x 1 México Gols: Maniche, Simão (Portugal); Fonseca (México)
Sem surpresas: Felipão continua na Copa e Portugal mostra aquele futebol eficiente e suficiente dos times do técnico gaúcho. México implorou pra tomar mais gols.
Angola 1 x 1 Irã Gols: Flávio (Angola); Bakhtiarizadeh (Irã)
Um jogo como devia ser: sem zebras, sem surpresas, sem vitórias, sem derrotas, enfim, sem nada, mas que deixa as duas equipes saírem da Copa com certa elegância. Ah, e o atacante de Angola ganhou uma casa por fazer o primeiro gol do país em um Mundial.
República Tcheca 0 x 2 Itália Gols: Materazzi, Inzaghi (Itália)
Aqui a Copa perdeu muito da sua graça. Os Tchecos amassaram os italianos até Polak ser expulso. A Itália mostrou a eficiência de sempre e porque é o time mais filho da puta da história - ficam só se defendendo e, quando tu menos espera, vão lá e fazem um gol. Aliás, a defesa italiana é tão foda, mas tão foda, que até agora os únicos que marcaram gols na Azurra foram eles mesmos. Classificação italiana mais do que merecida.
Gana 2 x 1 EUA Gols: Sei lá, não to nem aí
Timezinho da Gana, ajudado pelo juiz, passa pra tomar uma sacola do Brasil nas oitavas. Prova de que o antiamericanismo atingiu até mesmo árbitros de futebol? É...
Brasil 4 x 1 Japão Gols: Ronaldo gordo(2), Juninho, Gilberto (Brasil); Tamada(Japão)
Tudo bem que o adversário era o fraquíssimo Japão, mas a seleção reserva mostrou muito mais vontade que a titular - faltou só o Emerson ali no meio pra segurar mais e evitar um gol. Ronaldo Gordo achou um gol, fez outro bonito, não conseguiu driblar, não conseguiu passar, não conseguiu virar, não conseguiu se movimentar, não conseguiu marcar nas chances claras, não conseguiu fazer porra nenhuma. Mas fez dois gols contra o Japão, é o fenômeno, o melhor do mundo, quem é esse tal de Pelé? Parreira demorou mas segurou a onda da seleção canarinho, que tava se preocupando demais com detalhes (nesse caso, os gols).
Austrália 2 x 2 Croácia Gols: Moore, Kewell (Austrália); Kovac, Srna (Croácia)
A lógica do futebol não se aplicou: dois times com boas defesas mas nulos no ataque acabaram empatando com 4 gols no total. Passou a Austrália, que teve mais coragem, mais vontade e menos vergonha de derrubar os adversários.
Espanha 1 x 0 Arábia Saudita Gols: Juanito (Espanha)
A Fúria entrou com uma equipe reserva, mas mesmo assim garantiu primeiro lugar no Grupo. Mas pô, a Arábia pressionou o segundo tempo inteiro, podia ter feito mais um golzinho - até porque quem fizesse um gol ia ganhar, sei lá, um carro, uma casa e dez ou quinze virgens.
Ucrânia 1 x 0 Tunísia Gols: Shevchenko \o/
O goleador e craque da equipe fez o gol da classificação. Nada mais natural, mesmo que tenha sido de pênalti. Simpatizo muito com esse time da Ucrânia.
França 2 x 0 Togo Gols: Vieria, Henry (França)
Foi só o Trezeguet entrar que a França se acertou: massacrou Togo e só não fez mais por nervosismo. Jogou com raça, determinação e vontade, disputando todas as bolas. Se continuarem assim, podem ir longe.
Suíça 2 x 0 Coréia Gols: Senderos, Frei (Suíça)
Os suíços deram sangue por essa classificação. Mereceram. A Coréia sem o juiz não é muito além de correria e sorte.
Seleção da primeira fase
Buffon(ITA); Sérgio Ramos(ESP), Canavarro(ITA), Juan(BRA), Lahm(ALE); Pirlo(ITA), Fabregas(ESP), Nedved(Rep. Tcheca), Riquelme(ARG); Fernando Torres(ESP) e Klose(ALE) |