Demorou, mas veio.
Já estou usando o Ubuntu (uma distribuição de Linux) há mais ou menos 3 meses, tanto na procergs quanto em casa.
Antes, uma explicação: o Linux é o "kernel"; digamos que ele é o que faz a máquina funcionar. Depois dele, vêm as interfaces: as duas mais famosas são Gnome e KDE. Num terceiro nível, vêm as distribuições: Debian, Ubuntu, Red Hat, Mandriva, SuSe, etc. Cada distro (como são chamadas) tem seu pacote de programas, suas características e sua legião de fãs bem específicos.
Para situar vocês: estou usando o Ubuntu (distro) com a interface Gnome.
Todas as minhas impressões ainda são meio desordenadas, então vou colocá-las em tópicos pra me fazer entender melhor:
- O Gnome tem uma cara bem diferente do Windows, e isso é encantador pra quem sempre mexeu SÓ com o SO da Microsoft. Extremamente intuitivo, é super fácil pra quem está começando.
- Pacote de programas bem completo: vem navegador internet (Firefox), cliente de email (Evolution), pacote Office (OpenOffice), mensagem instantânea (Gaim), editor de imagens à la Photoshop (Gimp, bem bom), gerenciador de downloads, mIRC, etc. Achou incompleto? Então entre no Synaptic (o gerenciador de pacotes) e encontre o que está faltando. Eu baixei através dele o Thunderbird, o PDF Reader, o Skype (com alguns problemas) e o Nicotine (pra baixar mp3), entre outros. Tudo muito fácil, tudo de graça.
- O tal Synaptic também faz uma varredura nos teus programas periodicamente e te avisa se tem alguma atualização. TODOS OS UPGRADES SÃO CENTRALIZADOS NELE, o que é uma baita mão na roda.
- Deu algum problema? É só buscar ajuda nos diversos fóruns que tem na internet. Numa busca de menos de 5 min tu encontra a solução, e ainda aprende um pouco mais sobre o sistema.
- É importante ter banda larga: se resolver instalar a versão 5.10 (outubro de 2005), já são 6 meses de atualizações q o pc precisa. Mas vale a pena: as atualizações deixam o Ubuntu muito mais estável e tranquilo de usar.
Putz, eu tenho um monte de coisa mais pra escrever, mas esse texto vai ficar enorme e eu tenho certeza q poucos lerão tudo. Então assim: se ficaram curiosos, me procurem que eu explico mais e - dependendo do caso - vou em casa instalar. Já viu que barbada?
Era isso. Software livre é o canal, acreditem.
Beijos nas gurias, abraços pro resto. |