uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Serie Rompantes de Seriedade
V de Veja
Da Série Mastercard
Comparações
Frases
A diferença
Com todo respeito aos leitores...
"...Pode ir preparando aquele feijão preto eu tô v...
Geléia de Pérola
Alou Alou

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Free Yourself III (ou Windows, agora, só pelo Wine)
Kleiton - 11 abril 2006 - 23:43
Demorou, mas veio.

Já estou usando o Ubuntu (uma distribuição de Linux) há mais ou menos 3 meses, tanto na procergs quanto em casa.

Antes, uma explicação: o Linux é o "kernel"; digamos que ele é o que faz a máquina funcionar. Depois dele, vêm as interfaces: as duas mais famosas são Gnome e KDE. Num terceiro nível, vêm as distribuições: Debian, Ubuntu, Red Hat, Mandriva, SuSe, etc. Cada distro (como são chamadas) tem seu pacote de programas, suas características e sua legião de fãs bem específicos.

Para situar vocês: estou usando o Ubuntu (distro) com a interface Gnome.

Todas as minhas impressões ainda são meio desordenadas, então vou colocá-las em tópicos pra me fazer entender melhor:

- O Gnome tem uma cara bem diferente do Windows, e isso é encantador pra quem sempre mexeu SÓ com o SO da Microsoft. Extremamente intuitivo, é super fácil pra quem está começando.

- Pacote de programas bem completo: vem navegador internet (Firefox), cliente de email (Evolution), pacote Office (OpenOffice), mensagem instantânea (Gaim), editor de imagens à la Photoshop (Gimp, bem bom), gerenciador de downloads, mIRC, etc. Achou incompleto? Então entre no Synaptic (o gerenciador de pacotes) e encontre o que está faltando. Eu baixei através dele o Thunderbird, o PDF Reader, o Skype (com alguns problemas) e o Nicotine (pra baixar mp3), entre outros. Tudo muito fácil, tudo de graça.

- O tal Synaptic também faz uma varredura nos teus programas periodicamente e te avisa se tem alguma atualização. TODOS OS UPGRADES SÃO CENTRALIZADOS NELE, o que é uma baita mão na roda.

- Deu algum problema? É só buscar ajuda nos diversos fóruns que tem na internet. Numa busca de menos de 5 min tu encontra a solução, e ainda aprende um pouco mais sobre o sistema.

- É importante ter banda larga: se resolver instalar a versão 5.10 (outubro de 2005), já são 6 meses de atualizações q o pc precisa. Mas vale a pena: as atualizações deixam o Ubuntu muito mais estável e tranquilo de usar.

Putz, eu tenho um monte de coisa mais pra escrever, mas esse texto vai ficar enorme e eu tenho certeza q poucos lerão tudo. Então assim: se ficaram curiosos, me procurem que eu explico mais e - dependendo do caso - vou em casa instalar. Já viu que barbada?

Era isso. Software livre é o canal, acreditem.

Beijos nas gurias, abraços pro resto.
Comentários: 5